Não esqueça de comentar, seu comentário é muito importante para nós. Fique por dentro de todas as atualizações no Twitter @Joga_12


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Surgimento do Fluminense F.C.

Se Charles Miller foi o introdutor do futebol no país, o Carioca Filho de inglês Oscar Alfredo Cox, resolveu implantar o futebol no estado do Rio de janeiro em 1895, o gosto pelo futebol foi adquirido na Suíça aonde ele estudava antes de voltar para o Brasil.
Depois de várias tentativas e de muitos jogos, contra até mesmo o time de Charles Miller, de onde veio a grande rivalidade de RJ x SP, ele teve a grande idéia de Fundar um time no Rio de Janeiro. Cansado com seu grupo mal organizado e não com muito sucesso resolveu criar 1 time, com sede própria e claro formar jogadores de futebol. Mesmo assim fracassou com as inúmeras vezes por falta de jogadores e candidatos a fundadores. Sete meses mais tarde no dia 15 de Julho um convite foi mandado para a Classe A do Rio de janeiro, com intuito de organizar, pessoas importantes a fim de criar um time de futebol. Na data marcada em 21 de julho apareceram vinte interessados, número suficiente para a efetivação de um Clube. Cox foi eleito o Primeiro presidente. Assim na data de 21 de julho de 1902 nascia ali o Fluminense Futebol Clube.
O surgimento do nome “Fluminense” foi escolhido por inúmeras noticias que os jornais de SP publicavam refirindo ao grupo carioca (do Cox) nos confrontos contra os paulistas. O jornal Comércio de São Paulo publicou: “Aproveitamos a ocasião para testemunhar aos moços fluminense a muita simpatia que nos inspirou a sua correção durante o jogo”. Apesar da Lei, os habitantes em geral, do Distrito Federal ou do Estado do Rio de Janeiro, de fluminenses. Esta cultura permanecia ainda por muito tempo, este seria o principal motivo do nome dado de Fluminense por seus fundadores.
O primeiro local pretendido pela diretoria do Fluminense para construir sua sede e o campo, foi em um terreno em botafogo. Mas por um capricho do destino, os dirigentes tricolores não conseguiram chegar a um acordo com o proprietário de um terreno, localizado na Rua Dona Mariana, inviabilizando a idéia inicial. Em 17 de outubro de 1902, o Fluminense alugava ao Banco da República, por cem mil réis mensais, o terreno, na época uma chácara localizada na Rua Guanabara (atual Pinheiro Machado).
O uniforme primeiramente foi estabelecido, que a camisa era metade branca metade cinza, o calção branco e meias pretas. Só que os sócios não gostaram das cores, e manifestaram a desaprovação, fazendo assim, Cox (presidente do clube) foi até a Inglaterra colher várias amostras de uniformes, e de lá ele enviou uma carta, sugerindo as cores verde, grená e branco, prontamente aceitado pelos sócios, fazendo com que o clube virasse tricolor.
O primeiro jogo oficial disputado pelo Fluminense aconteceu em 19 de outubro de 1902, no campo do Paysandu Criket Club, seu adversário foi o Rio Football Club, em seu primeiro jogo, já começou ganhando no placar de 8x0. Na época a imprensa ainda não ligava para futebol, os esportes em destaques eram turfe e remo, mas mesmo assim teve um grande repertório, principalmente por ser um esporte novo, ainda não visto pela população.

Nos dias de hoje, o Fluminense é um dos principais times do futebol Brasileiro e Internacional, reconhecido mundialmente por títulos dentro e fora do país. Tendo a 12ª maior torcida do Brasil e a mais bonita sem sombra de dúvidas.

Por Kadu Abreu

3 comentários:

  1. Brazil is a country that breathes football, would seem he can not do anything besides that, I admire the people's love for football.

    Jeffrey Goldberg

    ResponderExcluir
  2. It's almost that Jeffrey, the love we have I even goes beyond a simple fan = D

    ResponderExcluir